segunda-feira, 30 de maio de 2016

PROUNI

Candidato a vaga em instituição particular pode fazer a inscrição a partir de 7 de junho

O prazo de inscrições para a segunda edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (ProUni) será aberto em 7 de junho próximo e se estenderá até as 23h59 do dia 10. De acordo com as regras estabelecidas em edital publicado nesta sexta-feira, 27, o processo prevê uma única etapa de inscrições, exclusivamente pela internet.

O programa terá duas chamadas sucessivas. A primeira, em 13 de junho; a segunda, em 27 do mesmo mês, ambas na página do programa na internet. Os estudantes selecionados devem comprovar os dados e providenciar a matrícula no período de 13 a 20 de junho para a primeira chamada e de 27 de junho a 1º de julho para a segunda.

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Não pode ter tirado nota zero na redação. Será necessário ainda informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ao se inscrever, o candidato pode fazer até duas opções de curso e instituição.

Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem fazer a inscrição os egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, estes na condição de bolsistas integrais da própria escola, e as pessoas com deficiência. Apenas estudantes que não tenham diploma de curso superior podem concorrer a vagas do ProUni.

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Estão dispensados dos requisitos de renda os professores em efetivo exercício do magistério da educação básica integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

O Edital nº 61/2016, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, que define a seleção do ProUni referente ao segundo semestre, foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 27.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Informe: Reunião de Pais e Entrega de Boletins


Em função de problemas técnicos ligados ao I-Educar, programa online de diários de classe da SEDF, não houve a reunião de entrega de boletins aos pais, que estava prevista para o último sábado, 21 de maio.

A reunião ocorrerá no dia 4 de junho, sábado, de 8h às 11h.

Atenciosamente,
Equipe Gestora

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Festival de Filmes Curta-Metragem



Lançado o 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem da rede pública de ensino Concurso será dividido em duas categorias e os melhores filmes serão exibidos no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Concurso será dividido em duas categorias e os melhores filmes serão exibidos no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Estudantes da rede pública e do ensino profissionalizante poderão participar do 2º Festival de Filmes de Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília, organizado em parceria entre as Secretarias de Educação e Cultura. As inscrições foram divulgadas nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial do Distrito Federal e durante lançamento realizado na manhã de hoje, no Cine Brasília. O edital está disponível aqui.
O festival deste ano tem tema livre, que concorre na premiação geral, e específico, na categoria abordagem do tema Água e Saúde: uma agenda para a vida. Os melhores trabalhos serão apresentados na programação do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que ocorre em setembro. Neste ano, participam os alunos a partir do 6° ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), quebrando a rotina de sala de aula.
A mostra competitiva também é uma forma de trabalhar com diversas linguagens, de acordo com o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho. "Eventos desta natureza permitem o desenvolvimento da criatividade e da iniciativa do aluno. O cinema, a literatura e o teatro são formas de expressão que desenvolvem os alunos como nenhuma outra", afirma o titular da pasta.
O homenageado nesta edição será o cineasta brasiliense Sérgio Moriconi. Como professor de filosofia da rede pública, Moriconi defende a importância do audiovisual na educação dos jovens. "O cinema torna os espectadores mais conscientes da realidade em que vivem e das informações que recebem", explica.

Oito categorias
O júri vai avaliar os filmes concorrentes nas categorias de melhor filme, roteiro, direção, ator, atriz, montagem, fotografia e a de melhor abordagem do tema. Os campeões receberão troféus que serão exibidos no 49º Festival de Brasília.
Assim como em 2015, o filme deve ter até cinco minutos, precisa ser acompanhado por um professor orientador e é de produção independente, de responsabilidade dos próprios alunos. Os vídeos podem ser gravados por câmeras ou celulares.
"Nosso objetivo no festival é incentivar a produção audiovisual nos jovens das escolas públicas", ressalta a coordenadora do festival, e gerente de mídias educacionais do Canal-E, Maria do Carmo Alvarenga.

Inscrições
Os estudantes terão até 2 de agosto para se inscrever. O regulamento divide o festival em duas categorias. Em 31 de agosto, no Cine Brasília, haverá a amostra seletiva para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Já em 14 de setembro, no mesmo local, serão selecionados os melhores curtas dos estudantes do ensino médio, da educação de jovens e adultos (EJA) e do ensino profissionalizante.
Cada mostra terá 20 filmes e o júri será formado por professores da Secretaria de Educação e especialistas em cinema indicados pela Secretaria de Cultura.
As inscrições podem ser feitas aqui.

2° Festival
Organizado pela primeira vez no ano passado, o Festival de Filmes Curta-Metragem reuniu 101 filmes. O tema foi A Cara da Cultura em sua Cidade, com o objetivo de aproximar a linguagem visual das unidades de ensino.
"É legal poder participar de um evento desse. Abre espaço para os alunos das escolas públicas nos meios audiovisuais. Foi uma realização de um sonho ver meu filme no Festival de Brasília", afirma o estudante de cinema Daniel Sena, de 18 anos.
Ele foi o vencedor nas categorias de melhor direção e roteiro da edição de 2015, com o filme ReviR. O curta desenvolve um conflito ético ao contar, de trás pra frente, a história de um jovem que perde a carteira com dinheiro e documentos nas ruas da cidade.
Compareceram à cerimônia de lançamento o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho; o subsecretário de Educação Básica da Secretaria de Educação, Daniel Damasceno Crepaldi; o coordenador de audiovisual do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Sérgio Fidalgo; o cineasta Sérgio Moriconi; e professores da pasta.

Com informações da Agência Brasilia

Seleção de Professores - PRONATEC

Publicado edital para seleção de professores no Pronatec


Em parceria com a Secretaria de Educação, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecerá, a partir de junho, 4,6 mil vagas em 28 cursos de diversas áreas no Distrito Federal. A formação técnica será aberta a população, menores em sistema socioeducativo, estudantes da rede pública e alunos da educação para jovens e adultos (EJA). O número de vagas supera as que foram oferecidas ao DF em 2014 e 2015 (mil em cada ano).

Edital publicadoO edital para a contratação dos mais de 100 professores e instrutores que vão compor o quadro de docentes dos cursos foi publicado nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial do DF. As inscrições estarão abertas de 16 e 20 de maio. Para participar, o profissional deve preencher formulário disponível no site da secretaria e se inscrever pessoalmente na sede do órgão, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A ficha de inscrição deverá ser digitada e em duas vias - não serão aceitas fichas preenchidas à mão.

Áreas dos cursosAs inscrições deverão ser abertas no final de maio, assim que os professores forem contratados. Os cursos serão nas áreas de administração, saúde, recursos humanos, auxiliar de cozinha, hotelaria, línguas, informática, cabeleireiro, segurança do trabalho e eventos. Haverá aulas em Planaltina, Sobradinho, São Sebastião, Recanto das Emas, Brazlândia, Estrutural, Santa Maria e Plano Piloto, com previsão de início das turmas na segunda quinzena de junho.
Neste ano, a Secretaria de Educação vai investir 3 milhões em cursos do Pronatec. A pasta ainda fará parceria com outros órgãos dos governos federal e distrital. O programa Esporte à Meia Noite, feito junto à Secretaria de Segurança Pública, oferece cursos de qualificação profissional e práticas esportivas. Além disso, haverá capacitação para a olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto, em ação conjunta com o Ministério do Turismo.
"Houve reestruturação do programa na Secretaria de Educação e este ano conseguimos expandir a oferta de vagas", afirma a coordenadora geral do Pronatec da Secretaria de Educação, Beatriz Antônio da Natividade.

Cursos oferecidos
- Agente comunitário de saúde
- Agente de alimentação escolar
- Artesão de pinturas e tecidos
- Assistente administrativo
- Assistente de recursos humanos
- Auxiliar de cozinha
- Balconista de farmácia
- Cabeleireiro
- Camareira em meios de hospedagem
- Copeiro
- Cuidador de idosos
- Cuidador infantil
- Espanhol básico
- Ilustrador
- Libras intermediário
- Línguas básico
- Massagista
- Manicure e pedicure
- Operador de computador
- Organizador de eventos
- Porteiro e vigia
- Produtor de plantas aromáticas e medicinais
- Programador de sistema
- Recepção de eventos
- Recepcionista
- Recepcionista em meio de hospedagem
- Recepcionista em serviços de saúde
- Técnico em segurança do trabalho

Fonte:  http://www.se.df.gov.br/component/k2/item/3300-pronatec.html

terça-feira, 17 de maio de 2016

Bolsa de Estudos

Rihanna anuncia bolsas de estudo de até 50 mil dólares para 7 países

Benefícios serão oferecidos a estudantes que quiserem se graduar nos EUA. Inscrições podem ser feitas até 10 de junho; Brasil está na lista de países.


A cantora Rihanna anunciou nesta segunda-feira (9) a abertura de um programa global de bolsas de estudos de sua fundação, Clara Lionel, que oferecerá benefícios para estudantes de sete países que pretendem cursar faculdade nos Estados Unidos.

Para concorrer, os candidatos devem ser residentes do Brasil, Barbados, Cuba, Haiti, Guiana, Jamaica ou Granada; e terem sido aprovados, no período de 2016-2017, em alguma universidade norte-americana ou programa de bacharelado com duração de quatro anos.

"É realmente uma honra ser capaz de presentear alguém através da educação”, disse Rihanna. "O ensino superior vai ajudar a fornecer perspectiva, oportunidades e aprendizagem para um grupo de jovens que realmente merecem. Estou muito feliz de ser capaz de fazer isso", afirmou.

As bolsas de estudos variam de 5 mil a 50 mil dólares e podem ser renovadas por até três anos. A renovação dependerá do desempenho acadêmico satisfatório do estudante, que deverá manter uma média acumulada de 2.5 a 4 em cada semestre. A bolsa é baseada na necessidade de cada candidato e o número de estudantes escolhidos pode variar. Segundo anúncio da fundação, o objetivo é aceitar o maior número de alunos possível.

"É realmente uma honra ser capaz de presentear alguém através da educação”, disse Rihanna. "O ensino superior vai ajudar a fornecer perspectiva, oportunidades e aprendizagem para um grupo de jovens que realmente merecem. Estou muito feliz de ser capaz de fazer isso", afirmou.
As bolsas de estudos variam de 5 mil a 50 mil dólares e podem ser renovadas por até três anos. A renovação dependerá do desempenho acadêmico satisfatório do estudante, que deverá manter uma média acumulada de 2.5 a 4 em cada semestre. A bolsa é baseada na necessidade de cada candidato e o número de estudantes escolhidos pode variar. Segundo anúncio da fundação, o objetivo é aceitar o maior número de alunos possível.

O processo de inscrições começou nesta segunda (9) e fica aberto até 10 de junho deste ano. Uma comissão selecionará 50 finalistas com base no desempenho acadêmico, liderança demonstrada, participação em atividades escolares e comunitárias, experiência de trabalho e uma redação pessoal. O anúncio dos ganhadores da bolsa será feito em agosto de 2016.

Sobre a Fundação

De acordo com o site da Fundação Clara Lionel, a cantora Robyn 'Rihanna' Fenty fundou a CLF em 2012 para honrar seus avós, Clara e Lionel Braithwaite. As doações da organização são usadas para financiar programas internacionais, com enfoque na saúde, educação, artes e cultura.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

ENEM

Exame supera marca de um milhão de inscritos com menos de 24 horas de sistema aberto

Terça-feira, 10 de maio de 2016, 14h11

Os números da edição de 2016 do Enem já superam os de edições anteriores nas primeiras 24 horas de inscrições abertas (arte: ACS/MEC)Mais de um milhão de candidatos já se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. O número foi registrado antes de completadas 24 horas da abertura do sistema. Até as 9h30 desta terça-feira, 10, tinham feito a inscrição 1.018.148 candidatos. No ano passado, a marca foi alcançada depois de dois dias.
Os interessados em participar do Enem têm prazo até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 20 próximo. No momento da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone, fixo ou celular, válido. Também é necessário cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser usado por outro participante. O sistema de inscrição determina ainda a criação de pergunta e resposta de segurança para o acesso. É importante também que o número de CPF e data de nascimento informados durante a inscrição estejam de acordo com os dados na base da Receita Federal.
O Enem deste ano tem uma estimativa de 8 milhões de inscrições. Destas, 2,2 milhões são de estudantes que estão no último ano do ensino médio. Os concluintes dessa etapa em 2016, matriculados em escolas da rede pública, estão isentos da taxa de inscrição. Também estarão candidatos que se declararem carentes. Como previsto na edição do ano passado, os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício na próxima edição.
Aqueles que obtiveram isenção no Enem de 2015, não compareceram aos dois dias de provas, mas pretendem pedir nova isenção, devem justificar a ausência, conforme previsto em edital. Haverá campo específico para o esclarecimento no próprio sistema de inscrição.
Para dar mais comodidade e opções aos não isentos da taxa, de R$ 68, o pagamento, este ano, pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O pagamento deve ser feito até às 21h59 (de Brasília), do dia 25 próximo.

Tecnologia — A edição do exame deste ano trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. Todos os detalhes estão no edital do Enem de 2016, publicado no Diário Oficial da União de 15 de abril último. O novo procedimento de segurança soma-se aos demais — envelope com lacre e detector de metais.
Um aplicativo para celulares, desenvolvido pelo Ministério da Educação, conterá todas as informações necessárias aos participantes ao longo das etapas do exame, além da possibilidade de acompanhamento da inscrição. Disponível para smartphones, o aplicativo também servirá como instrumento de diálogo com os participantes e será usado pelo MEC para o envio, aos inscritos, de informações como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato.

Especiais — Pessoas com deficiência ou necessidades específicas contarão com atendimento especializado, de acordo com pedido a ser feito pelo próprio interessado no sistema de inscrições. Para tanto, é necessário apresentar documento comprobatório, legível. Nele, deve constar o nome completo do participante; o diagnóstico com a descrição da condição que motivou o pedido de atendimento; a assinatura e a identificação do médico ou profissional especializado, com o número do registro no Conselho Regional de Medicina ou no conselho de classe.

Nome — Travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social devem fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital, de 9 a 20 de maio. Entretanto, para usar o nome social, precisam encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário, disponível on-line, preenchido, entre os dias 1º e 8 de junho próximo, pelo sistema, na página do exame na internet.

Provas — Nos dois dias de exame — em 5 e 6 de novembro —, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será dedicado a procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para permitir a todos os presentes entrar em sala e guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).

Oportunidades — A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

As inscrições, mais informações e o edital do Enem de 2016 estão disponíveis na página do Enem de 2016 na internet. Em caso de dúvidas sobre o exame, os candidatos podem ligar para o telefone 0800-616161.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep