quarta-feira, 13 de julho de 2016

Rock Ecologia selecionará 20 bandas locais



Projeto unirá rock’n roll e preservação ambiental em parques do DF

Um projeto que une preservação e conscientização ambiental e fortalece a identidade de Brasília como Capital do Rock – essa é a proposta do Rock Ecologia Trilha Parque, que selecionará 20 atrações musicais do Distrito Federal e RIDE para se apresentar em três parques vivenciais: Três Meninas, em Samambaia; Parque Ecológico, em São Sebastião; e Parque Vivencial Ferrock (em implantação) em Ceilândia. A Secretaria de Cultura, em convênio com o Ministério da Cultura, vai lançar o edital de chamamento público no dia 21 de julho, às 20h, no Museu Nacional da República, para tirar dúvidas e apresentar os principais pontos.


O Rock Ecologia vai utilizar as trilhas dos Parques e a música como fatores de educação ambiental. A ideia é prevenir a crescente degradação e o desmatamento do ecossistema do cerrado no Distrito Federal e Entorno, buscando, por meio de ações socioeducativas e culturais, chamar a atenção da sociedade para a urgência em preservar esse patrimônio ambiental.


Para fortalecer esse objetivo, a Novacap vai doar mudas de árvores nativas do cerrado para serem plantadas durante as atividades do projeto. O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) também é parceiro e vai distribuir material educativo sobre o tema. A programação vai das 10h às 18h, proporcionando um dia inteiro de muita música e convivência harmônica da comunidade com o meio ambiente, além de ações de responsabilidade social, acessibilidade e sustentabilidade.


Serviço:

Lançamento Edital Rock Ecologia Trilha Parque

Onde: Museu Nacional da República, auditório 2

Quando: 21 de julho, às 20h

Educação de Jovens e Adultos - EJA 2º Semestre 2016




Em alguns dispositivos móveis (celular, tablets e outros) poderá aparecer a mensagem "Sua conexão não é particular". Neste caso, é preciso clicar em "avançado" e no link "ir para ieducar.se.df.gov.br (não seguro)". E prosseguir com a inscrição.

O resultado das matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) está disponível para consulta de 11 a 15 de julho. As matrículas são presenciais. Ao todo, 3.278 pessoas que procuraram a secretaria pelo telefone 156 foram contempladas.

Os documentos exigidos são:

  • Cópia da certidão de nascimento;
  • Cópia do RG;
  • Cópia do cadastro de pessoas físicas (CPF);
  • Duas fotos 3×4;
  • Comprovante de residência;
  • Tipagem sanguínea e fator RH;
  • Declaração provisória de matrícula ou histórico escolar;
  • Se for o caso, título de eleitor e Registro Nacional de Estrangeiros.

Pais ou o responsável legal devem apresentar, no ato de matrícula do estudante menor de idade, RG e CPF. Se o aluno não tiver como provar em que série parou os estudos, será feito um teste de nivelamento.

Quem pode se inscrever na educação de jovens e adultos?

A EJA é ofertada nas 14 diretorias regionais de ensino do DF, em 109 escolas. Jovens a partir de 15 anos podem ser alunos do ensino fundamental e, de 18 ou mais, do ensino médio. O horário de funcionamento dos colégios, em geral, é dividido em três períodos: matutino, das 8 às 12 horas; vespertino, das 14 às 18 horas; e noturno, das 19 às 22 horas.

Em caso de vagas remanescentes, os interessados devem procurar diretamente as escolas no primeiro dia letivo do segundo semestre, em 21 de julho.

Como são os cursos da educação de jovens e adultos?

Divididos em três partes, os cursos da educação de jovens e adultos têm duração de quatro semestres, nos dois primeiros segmentos, e de três semestres, no último. Nos primeiros dois anos, o aluno faz o ensino fundamental e, no último um ano e meio de curso, estuda as matérias do ensino médio.

Há também a possibilidade do curso a distância, mas as matrículas para o segundo semestre ainda não têm data definida. Os estudantes da EJA podem fazer os exames de certificação do Ministério da Educação — Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Fonte: Agência Brasília

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Inscrições abertas para os Centros de Línguas

Começam hoje as inscrições para cursos de línguas da rede pública.
Interessados nas aulas de inglês, francês e espanhol dos centros interescolares de língua têm até 22 de julho para se inscrever. As aulas são gratuitas e no contraturno do ensino regular.

As inscrições para os cursos de inglês, francês e espanhol, oferecidos pelos Centros Interescolares de Língua (CILs) para o segundo semestre de 2016, poderão ser feitas de 4 a 22 de julho. As vagas são restritas a alunos da rede pública que estejam cursando a partir do sexto ano do ensino fundamental.

A ficha de inscrição estará disponível no site da Secretaria de Educação a partir de 4 de julho. As aulas serão no contraturno do ensino regular e começarão no dia 22 de agosto.
Em alguns dispositivos móveis (celular, tablets e outros) poderá aparecer a mensagem "Sua conexão não é particular". Neste caso, é preciso clicar em "avançado" e no link "ir para ieducar.se.df.gov.br (não seguro)". E prosseguir com a inscrição.

O resultado da primeira chamada sairá em 11 de agosto, e a matrícula deve ser efetivada nos dias 12, 15 e 16 de agosto. A lista da segunda chamada será divulgada em 19 de agosto, e as inscrições poderão ser feitas em 22 e 23 do mesmo mês. Para quem já é aluno, a renovação vai de 6 a 24 de julho nas secretarias dos CILs.

Os alunos são selecionados com base na disponibilidade de vagas de acordo com o nível, com o centro e com o curso escolhido. São 15 centros em 14 regiões administrativas: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto (na Asa Norte e Sul), Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga.
Uma vez selecionado, o aluno deverá levar documentos pessoais como RG, CPF (caso seja menor de 18 anos, apresentará os do responsável), comprovante de escolaridade e de residência.

Sorteio para vagas remanescentes
As vagas remanescentes são ofertadas para toda a comunidade por meio de sorteio. As inscrições para os interessados serão feitas nos dias 24 e 25 de agosto, e o sorteio, em 26 de agosto.
___________
Aproveite a oportunidade única de aprender idiomas. 
Quanto mais línguas menos fronteiras.

Feira de Ciências do CEDLAN - Preparação e Apresentação


Preparação











Dia da Apresentação