quarta-feira, 28 de março de 2012

Novas Informações sobre Diário de Classe Eletrônico


Fonte: http://www.se.df.gov.br/?page_id=579

Está disponibilizado, neste site, os arquivos Excel com as planilhas eletrônicas referentes ao Diário de Classe do Ensino Médio e Ensino Fundamental – Séries/Anos Finais e da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Faça o download do arquivo acessando o link abaixo:



Posteriormente serão publicados os arquivos relativos a outras modalidades conforme cronograma abaixo:
  • Ensino Fundamental – Séries/Anos Iniciais e Educação Infantil: até o dia 26/03;
  • Educação Profissional: até o dia 02/04.
Somente os arquivos EXCEL disponibilizados aqui no site estão autorizados a serem utilizados no processo de registro das aulas pelos professores da Rede Pública de Ensino do DF.

O professor e o secretário escolar deverão baixar o arquivo compactado a partir do site e descompactá-lo em uma pasta específica. Nesta pasta constará o arquivo EXCEL com as planilhas que compõem o DICEL – Diário de Classe Eletrônico – e os arquivos das fontes.

É imprescindível que, após realizar o download, o professor e o secretário escolar acessem o vídeo [clique aqui] de apresentação e primeiros passos, para aprender a configurar o EXCEL, copiar as fontes no diretório específico do Windows e cadastrar os primeiros dados, necessários para configurar as planilhas. Esta etapa também pode ser realizada a partir do tutorial de configuração. Para tanto, ao abrir o arquivo pela primeira vez, clique no botão “CONFIGURAR MSExcel e FONTES” e siga estritamente os passos.

Em momento propício, os professores receberão da Secretaria Escolar as pastas contendo somente as suas turmas. Por sua vez, os arquivos para a formação das turmas serão disponibilizados às Secretarias Escolares pelas respectivas Gerências de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional, após o fechamento das turmas no SGE indicado para o dia 23/03, seguindo calendário organizado pelas próprias gerências.

Os professores que optarem em realizar o download dos arquivos no período anterior ao fechamento das turmas os utilizarão apenas de forma a se familiarizarem com o DICEL. Ao receberem da Secretaria Escolar os arquivos do DICEL com as turmas fechadas, deverão atualizar os dados de cada aluno para este novo arquivo.

A direção da instituição educacional é responsável por manter diariamente atualizado os diários de classe dos professores.

O professor é responsável pela guarda dos arquivos com as planilhas que compõem o DICEL para cada uma das turmas e também pelo preenchimento adequado. Procurando evitar a perda de dados é fundamental que o professor realize o backup dos diários em dispositivos ou de maneiras diferentes.

É imprescindível que os professores, os secretários escolares e a direção leiam e cumpram as “instruções de utilização do DICEL”, clicando no botão “como usar o DICEL” ao abrir o diário de classe eletrônico.

As dúvidas sobre o DICEL poderão ser sanadas acessando o fórum [clique aqui]. Nesse mesmo link, também poderão ser postadas avaliações e sugestões.

Além do fórum os professores e secretários escolares poderão entrar em contato nos telefones: 3901-3770 ou 3901-3186.

Subsecretaria de Modernização e Tecnologia – SEDF

Portaria nº 32, de 17 de fevereiro de 2012 Diário de Classe Eletrônico

Portaria nº 32, de 17 de fevereiro de 2012

ANO XLIII Nº 41 BRASÍLIA – DF, TERÇA-FEIRA, 28 DE FEVEREIRO DE 2012
Diário Oficial do Distrito Federal

 
O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 172 do Regimento Interno, aprovado pelo Decreto nº 31.195, de 21 de dezembro de 2009, e considerando que:
a) o processo de implantação do diário de classe, por meio eletrônico, na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, deverá ocorrer de forma gradativa.
b) em face desse processo de implantação gradual, é de fundamental importância a compatibilização do diário de classe a ser preenchido manualmente com o diário de classe a ser preenchido eletronicamente.
c) para assegurar a compatibilização dos dois procedimentos no ano letivo de 2012, serão disponibilizadas as planilhas que compõem o diário de classe eletrônico e o diário impresso para que, conforme a opção do professor, possa ser preenchido.
d) a normatização para o preenchimento do diário deve ser amplamente divulgada, visando a efetiva regularidade no processamento dos registros escolares, RESOLVE:
Art. 1º Estabelecer o preenchimento do diário de classe, no exercício de 2012, poderá ser feito em sua forma tradicional, manualmente, ou de forma eletrônica.
Art. 2º Indicar, como responsável pela verificação e controle quanto à fiel observância do disposto nesta Portaria, a Coordenação de Supervisão Institucional e Normas de Ensino, da Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional.
Art. 3º  Determinar que a Coordenação de Supervisão Institucional e Normas de Ensino disponibilize no sítio da Secretaria de Estado de Educação, até 12 de março de 2012, as planilhas eletrônicas do diário de classe, juntamente com as orientações necessárias para o respectivo preenchimento.
Art. 4º Revogar a Portaria n° 78, de 4 de fevereiro de 2009, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal n° 26, de 5 de fevereiro de 2009.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

DENILSON BENTO DA COSTA