segunda-feira, 22 de abril de 2013

Projeto “Escola Livre de Filosofia – Rodas de Leitura”


A Gerência Regional de Educação Básica encaminha, a pedido da COMIED, Circular sobre o Projeto "Rodas de Leitura" da Secretaria de Cultura em parceria com a SEDF.
Solicita atenção especial por parte das Unidades Educacionais localizadas no Cruzeiro.


Para mais esclarecimentos, favor procurar a Coordenadora Intermediária Maria Carmem, no endereço eletrônico  pplb.grebppc@gmail.com ou no telefone 3901-2618.


  
Assunto: Projeto “Escola Livre de Filosofia – Rodas de Leitura”

Parceria - Secretaria de Cultura/ Subsecretaria de Políticas do Livro e Leitura /Diretoria do Sistema de Bibliotecas Públicas e Secretaria de Educação/SUMTEC/COMIED/Gerência de Bibliotecas e Vídeos e Coordenações Regionais de Ensino

Apresentação do Projeto

     O Projeto de extensão universitária – Escola Livre de Filosofia – busca criar e realizar atividades que visam ampliar as possibilidades de acesso a temas, questões e problemas filosóficos por meio de ações como palestras, debates, minicursos e oficinas, balizados por professores e estudantes de filosofia da UNB.  Nesse sentido, as atividades apresentam as obras filosóficas indicadas para o PAS, legitimando as orientações de interdisciplinaridade e contextualização desse Programa.
     No âmbito da Secretaria de Educação do Distrito Federal, essas ações realizar-se-ão em parceria com a Subsecretaria de Políticas do Livro e Leitura /Diretoria do Sistema de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal da Secretaria de Cultura, por meio do projeto Rodas de Leitura, previsto para as bibliotecas públicas de Ceilândia, Núcleo Bandeirante e Cruzeiro.
     Considerando esse contexto, foi estabelecido a interlocução entre os atores desse processo pedagógico: Coordenações Regionais de Ensino de Ceilândia, Núcleo Bandeirante e Plano Piloto/Cruzeiro, com vistas à elaboração do cronograma de atividades e agendamento das escolas participantes das oficinas.

Seguem, assim, as informações basilares do projeto e o cronograma específico das Coordenações Regionais de Ensino participantes:

- Professor responsável pelo Projeto Escola Livre de Filosofia: Rogério Basali - UNB
- Público- alvo: professores e alunos do Ensino Médio;
- Metodologia:
°         1ª etapa – Diálogo com a participação dos professores de filosofia e sociologia do EM
°         2ª etapa – Oficinas com a participação de alunos do EM


CRONOGRAMA


CRE / GREB CEILANDIA
Local de realização: Biblioteca Pública de Ceilândia
Endereço: QNN 13 Módulo B Área Especial
1a. ETAPA
Encontro com Professores de Filosofia e Sociologia
Data10/05/13 (6ª feira)
Sessões: matutino – 8h30 / vespertino- 14h30
Nº de vagas: 100 por turno
2a. ETAPA
Oficinas com alunos de Ensino Médio
Escola agendada: CED 07 de Ceilândia (Critério: proximidade da biblioteca)
Nº de vagas: 100 por turno

Preparatório do 1º ano do PAS

1º encontro: Antígona - Sófocles (data: 17/05/13 / 6ª feira)
2º encontro: Apologia de Sócrates – Platão (data: 14/06/13 / 6ª feira)
3º encontro: O Príncipe – Maquiavel – (data: 02/08/13 / 6ª feira)

Preparatório do 3º ano do PAS

1º encontro: Ensaio sobre o entendimento humano (data: 13/09/13 / 6ª feira)

Preparatório do 2º ano do PAS

1º encontro: Por que não sou cristão? – Bertrand Russel (data: 11/10/13 / 6ª feira)
2º encontro: Crepúsculo dos Ídolos – F. Nietzsche (data: 08/11/13 / 6ª feira)
3º encontro: Cândido – Voltaire – (data: 22/11/13 / 6ª feira)

CRE / GREB NUCLEO BANDEIRANTE
Local de realização: Biblioteca Pública do Núcleo Bandeirante
Endereço: Praça Padre Roque / 3ª Avenida
1a. ETAPA
Encontro com Professores de Filosofia e Sociologia
Data22/04/13 (2ª feira)
Sessões: matutino – 8h30 / vespertino- 14h30
Nº de vagas: 70 por turno
2a. ETAPA
Oficinas com alunos de Ensino Médio
Escola agendada: CEM 01 do Núcleo Bandeirante (Critério: proximidade da biblioteca)
Número de vagas: 70 por turno

Preparatório do 1º ano do PAS

1º encontro: Antígona - Sófocles (data: 25/04/13 / 5ª feira)
2º encontro: Apologia de Sócrates – Platão (data: 23/05/13 / 5ª feira)
3º encontro: O Príncipe – Maquiavel – (data: 27/06/13 / 5ª feira)

Preparatório do 3º ano do PAS

1º encontro: Ensaio sobre o entendimento humano (data: 29/08/13 / 5ª feira)

Preparatório do 2º ano do PAS

1º encontro: Por que não sou cristão? – Bertrand Russel (data: 26/09/13 / 5ª feira)
2º encontro: Crepúsculo dos Ídolos – F. Nietzsche (data: 31/10/13 / 5ª feira)
3º encontro: Cândido – Voltaire – (data: 28/11/13 / ª feira)

CRE / GREB PLANO PILOTO / CRUZEIRO
Local de realização: Biblioteca Pública do Cruzeiro
Endereço: Área Especial – Quadra 03
1a. ETAPA
Encontro com Professores de Filosofia e Sociologia
Data29/04/13 (2ª feira)
Sessões: matutino – 8h30 / vespertino- 14h30
Nº de vagas: 100 por turno
2a. ETAPA
Oficinas com alunos de Ensino Médio
Escola agendada: CED 01 do Cruzeiro e CED 02 do Cruzeiro (Critério: proximidade da biblioteca)
Nº de vagas: 100 (50 por turno para cada escola)

Preparatório do 1º ano do PAS

1º encontro: Antígona - Sófocles (data: 13/05/13 / 2ª feira)
2º encontro: Apologia de Sócrates – Platão (data: 10/06/13 / 2ª feira)
3º encontro: O Príncipe – Maquiavel – (data: 08/07/13 / 2ª feira)

Preparatório do 3º ano do PAS

1º encontro: Ensaio sobre o entendimento humano (data: 12/08/13 / 2ª feira)

Preparatório do 2º ano do PAS

1º encontro: Por que não sou cristão? – Bertrand Russel (data: 09/09/13 / 2ª feira)
2º encontro: Crepúsculo dos Ídolos – F. Nietzsche (data: 07/10/13 / 2ª feira)
3º encontro: Cândido – Voltaire – (data: 04/11/13 / 2ª feira)


     Por fim, informamos, como acordado com as instituições de ensino, que o deslocamento dos alunos está sob a responsabilidade das mesmas e  colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos pelo email gebivi.comied@se.df.gov.br e gtec.cbl@gmail.com ou pelos telefones 3901-7567/3901-3105.




Atenção Professores de Educação Física!

FOCOESPORTE
Formação continuada no esporte


Inscrições no site da EAPE: de 27/03 a 22/04

Carga horária: Somatório da quantidade de horas realizadas no ano de 2013, conforme abaixo;

                - 23 horas no básico (realizado no primeiro semestre);
                - 17 horas no específico por modalidade (realizado no segundo semestre).

Modalidades a serem oferecidas no curso específico (Handebol, basquete, capoeira, voleibol, futsal e atletismo).

Público Alvo: Professores regentes em Educação Física -

Pré – requisito: O curso será destinado exclusivamente à professores regentes de Educação Física da SEDF atuantes nas escolas componentes da rede pública.

Locais:

Polo 1 – Sobradinho: CED 03 (atendendo as regionais de Sobradinho, Plano Piloto/Cruzeiro, São Sebastião, Paranoá, Planaltina, e Núcleo Bandeirante);
Polo 2 – Taguatinga: CEM EIT (atendendo as regionais de Taguatinga, Guará, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Gama, Brazlândia, e Santa Maria).

Vagas: 50 vagas em cada turno por Polo (total de 200 vagas)

Datas:

Curso Básico de 25/04 a 13/06 (sempre as quintas-feiras)

Curso Específico de 01/08 a 07/11 (05 encontros em cada modalidade, também às quintas-feiras)



Cronograma:

DIA
PROFESSOR
CONTEÚDO
POLO
25/04
Ronaldo Pacheco
Unidade 3 (teórica)
Taguatinga
25/04
Jonatas Maia
Unidade 1 (teórica)
Sobradinho
02/05
Ronaldo Pacheco
Unidade 4 (teórica)
Taguatinga
02/05
Jonatas Maia
Unidade 2 (teórica)
Sobradinho
09/05
Ronaldo Pacheco
Unidade 3 (prática)
Taguatinga
09/05
Jonatas Maia
Unidade 2 (prática)
Sobradinho
16/05
Não haverá aula devido a Semana de Educação para a Vida (calendário escolar)
23/05
Ronaldo Pacheco
Unidade 3 (teórica)
Sobradinho
23/05
Jonatas Maia
Unidade 1 (teórica)
Taguatinga
30/05
Feriado
06/06
Ronaldo Pacheco
Unidade 4 (teórica)
Sobradinho
06/06
Jonatas Maia
Unidade 2 (teórica)
Taguatinga
13/06
Ronaldo Pacheco
Unidade 3 (prática)
Sobradinho
13/06
Jonatas Maia
Unidade 2 (prática)
Taguatinga

Conteúdos:

Unidade I – Bases Educacionais do Esporte

. Concepção de esporte e Educação Física Escolar;
. Elementos constituintes do esporte: competição, regulamentação e rendimento;
. Abordagem do conteúdo esportivo na escola: exclusão, aptidão física e gênero.


Unidade II - Bases da aprendizagem e desenvolvimento motor para o esporte

. Aspectos básicos da aprendizagem e desenvolvimento motor;
. Aprendizagem e desenvolvimento motor na perspectiva do aprender pelo jogo;


Unidade III – Fundamentos teórico-metodológicos dos Jogos Pré-desportivos

. Os jogos pré-desportivos como método de ensino de esportes na escola;
. Situações e experimentação de jogos pré-desportivos;
. Aspectos estruturais na constituição técnica e tática de jogos esportivos;
. Níveis de ensino e condições/adaptações do jogo para atender objetivos
técnico-táticos do jogo esportivo.


Unidades IV - Oficina de planejamento pedagógico em esporte

. Sistematização de planejamento pedagógico para jogos esportivos
. Elaboração e aplicação de planejamento de jogos esportivos na escola