quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cespe divulga locais de provas do PAS

 
O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) vai divulgar nesta quarta-feira o horário e os locais de provas de conhecimentos e das provas da primeira e segunda etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS). A consultA estará disponível no site a partir das 18h. As provas serão aplicadas no próximo fim de semana (1º e 2 de dezembro). O edital previa a publicação dessas informações na semana passada, mas segundo a assessoria, alguns problemas técnicos atrasaram a divulgação.
 
As informações estarão disponíveis na página do órgão na internet: www.cespe.unb.br/pas. O Cespe informa ainda que os candidatos poderão realizar as provas apenas no logal designado no site. Para a consulta, o candidato deve informar os dados solicitados para a verificação de seu local de provas e para a realização dessas. 

Mudanças na Educação Básica em 2013

Secretaria estuda a divisão de disciplina em blocos para o ensino médio Além do aprendizado em ciclos até o 9º ano, grupo de trabalho da Secretaria de Educação estuda a possibilidade de implementar, já em 2013, a divisão de disciplinas em blocos, por semestre, nas últimas séries antes do vestibular
 
A educação básica na rede pública de ensino do Distrito Federal pode sofrer mudanças em 2013. Estão em discussão a adoção do aprendizado em ciclos até o 9º ano e a implementação de um modelo de blocos de disciplinas para o ensino médio. O Sindicato dos Professores (Sinpro) teve acesso ao novo formato estudado para as escolas e se preocupa com a possível aprovação de um projeto sem uma discussão com a sociedade.


No ensino fundamental, os alunos também podem ter ciclos de aprendizado entre o 5º e o 6º ano e no fim do 9º  (Ed Alves/Esp. CB/D.A.Press)

No ensino fundamental, os alunos também podem ter ciclos de aprendizado entre o 5º e o 6º ano e no fim do 9º


De acordo com o diretor do sindicato, Washington Dourado, o estudo em ciclos acabaria com a reprovação em diversas séries. Os alunos só seriam avaliados com a possibilidade de retenção entre o 5º e o 6º ano e no fim do 9º. Nas últimas séries antes do vestibular, a divisão seria diferente. “O ensino médio seria dividido em blocos, segundo informado por integrantes do grupo de trabalho da Secretaria de Educação. Em um semestre, o aluno estudará um conjunto de disciplinas, no semestre seguinte, outro. Por exemplo, se aprender exatas no primeiro, terá humanas no segundo”, explicou.
 
Fonte: CorreioWeb

Secretaria de Educação inicia inscrição para cursos de línguas estrangeiras

Publicação: 28/11/2012 08:30 Atualização: 28/11/2012 09:46
A Secretaria de Educação iniciou nessa quarta-feira (27/11) as inscrições para novas matrículas nos Centros Interescolares de Línguas (CLIs). As vagas são para alunos da rede pública de ensino, a partir do 5º ano do ensino fundamental e também para o 2º e 3º seguimentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições podem ser feitas até 7/12 e o resultado das matriculas será divulgado no próximo 25/1.

Os cursos oferecidos pela secretaria são de inglês, francês e espanhol. Os interessados devem realizar as inscrições pela página da própria secretaria. Caso o nome do aluno não conste na instituição de ensino que estuda, deve procurar a secretaria da própria escola e efetuar a inscrição no local de ensino.

Leia mais notícias de Cidades

O interessado só poderá escolher uma língua estrangeira, e uma vaga no período diferente do que o aluno está na escola. Os estudantes que já participam das aulas de língua estrangeira não precisam realizar a matrícula, renovada automaticamente.

LEI Nº 4.970, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2012.


(Autoria do Projeto: Deputada Luzia de Paula)

Dispõe sobre o oferecimento de curso livre de prevenção ao uso de crack e outras drogas a professores da rede oficial de ensino do Distrito Federal.

O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, FAÇO SABER QUE A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º O Poder Público oferecerá curso livre aos professores da rede pública de ensino e aos das escolas particulares que se interessarem, integrado a programa de prevenção ao uso de crack e outras drogas ou substâncias entorpecentes que ocasionem dependência física ou psíquica, incluindo o fumo e o álcool.

§ 1º Fica a Secretaria de Estado da Educação encarregada de organizar e prover os meios para execução dos cursos, nos limites de suas atribuições.

§ 2º Os conteúdos e procedimentos didático-pedagógicos do curso estarão alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais e aos ditames da Política Nacional Contra as Drogas, em consonância com as determinações emanadas do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda.

Art. 2º (V E T A D O).

Art. 3º O Poder Executivo regulamentará esta Lei no prazo de sessenta dias contados da data de sua publicação.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 5º Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 26 de novembro de 2012.

125º da República e 53º de Brasília

AGNELO QUEIROZ

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Primeira e segunda etapas do programa seriado da UnB acontecem no próximo fim de semana; alunos do terceiro ano fazem provas no dia 16


Publicação: 26/11/2012 17:30 Atualização: 27/11/2012 11:15
 
Na reta final para as provas da primeira e segunda etapas do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), que ocorrem no próximo fim de semana (1º e 2/12), o ritmo de estudos não diminui para a maioria dos alunos que sonham em entrar na universidade pública. Para os de escola pública, a greve dos professores deste ano prejudicou o ano letivo, e não houve tempo o suficiente para que todos os conteúdos cobrados pelo programa fossem estudados. Por isso, na última semana antes das provas é preciso revisar os assuntos mais importantes.
Os alunos do primeiro ano do ensino médio fazem os exames sábado, dia 1º de dezembro; os do segundo ano, no domingo, dia 2. Para quem está no último período da escola, a terceira etapa do PAS está marcada para 16 de dezembro. A previsão é de que o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), que realiza o concurso, divulgue nesta terça-feira (27/11) a lista com os locais de provas. Os candidatos deverão ficar atentos e conferir as informações no site www.cespe.unb.br/pas.
Thaís Fehr, de 16 anos, é aluna do primeiro ano do Centro de Ensino Médio Setor Oeste, em Brasília, e garante que não perdeu tempo na hora de se preparar para o PAS. A candidata da primeira etapa do programa da UnB manteve uma rotina diária de mais de 12 horas de estudo, mesmo com a greve das escolas públicas. “O conteúdo na escola ficou prejudicado, por isso fiz cursinho preparatório e aulas de inglês e francês. Começo o dia às 5h40, e só descanso depois das 21h”, relata. A estratégia não deve mudar na última semana. “Estou muito nervosa, mas me sinto preparada. Acho que vou me dar bem”, pondera a estudante, que sonha com uma vaga de geologia na UnB
A colega Thalita Valadares, 17 anos, não tem a mesma esperança. Ela diz que teve uma péssima preparação e não conseguiu fazer provas antigas, mas leu todos os livros exigidos para a etapa que ela está inscrita, a primeira. Sem saber o que esperar da prova, Thalita está resignada. “Minha preocupação é só com a redação”, lembra a estudante.
A redação é um momento importante para todos os candidatos. Como ela tem caráter eliminatório, é preciso cuidado na hora de redigi-la. Para isso, o edital recomenda o uso de caneta esferográfica preta, e sugere cuidado com rasuras e descuidos que possam amassar a folha definitiva. A redação vale 10 pontos, e pode cobrar conhecimentos sobre diversos gêneros (resumos, cartas, propagandas, textos informativos e argumentativos) e estruturas textuais (texto descritivo, narrativo, expositivo-argumentativo ou instrucional). Para reduzir o nervosismo, a dica é praticar
A hora é de descansar
A psicoterapeuta familiar Magna Galli explica que sentir ansiedade é normal, mas é preciso controlar o nervosismo. “Os alunos que estão fazendo o exame pela primeira vez e não sabem o que esperar precisam relaxar. Não adianta utilizar os últimos dias acreditando que eles vão resolver uma preparação que tenha sido deficiente”, explica a especialista.
Segundo Magda, é a família que define se esta será para o adolescente uma crise prejudicial ou benéfica. “O adolescente apresenta sintomas, e os pais precisam ficar atentos”, alerta. Alguns alertas são dores de cabeça frequente, cansaço, desânimo, nervosismo excessivo e até depressão. Quando o estudante chega nessa fase, é hora de reavaliar o método de preparação. “Descobrir a causa da ansiedade é importante mesmo que seja às vésperas da realização do exame. É isso que vai ajudar o candidato a ficar mais tranquilo e fazer uma boa prova.”
Para a psicoterapeuta, o método de avaliação seriada do PAS ajuda a reduzir a tensão do vestibular. “Quem consegue manter uma rotina de estudos equilibrada ao longo dos três anos, obtém melhores resultados sem sofrer tanto. A crise inerente à fase é superada sem tanta angústia”, aconselha a psicoterapeuta.
O estudante do segundo ano do Setor Oeste Bruno Rodrigues seguiu à risca a sugestão de Magda. “Fiquei muito perdido no ano passado, por isso, esse ano decidi me organizar desde cedo”, recorda o aluno de 17 anos. Aconselhado pelos professores, Bruno organizou uma apostila paralela ao material que usa na escola, e incluiu todo o conteúdo que previu ser cobrado no PAS, que ele faz no domingo. “A escola também ofereceu simulados que ajudaram muito a me acostumar com o método da prova. Dessa vez me sinto bem mais tranquilo.” Bruno até arrisca uma dica para quem quer se dar bem no dia das provas: “Vou começar pelas questões que eu sei melhor. Depois vou fazendo o que sobrar. Ainda pretendo revisar tudo antes de passar para o gabarito”, completa.

Calendário do PAS:
- 1/12 – Primeira etapa
- 2/12 – Segunda etapa
- 16/12 – Terceira etapa

Duração das provas:
- As provas começam às 13h
- A recomendação é chegar com 1 hora de antecedência
- Com 5 horas de duração, os exames encerram às 18h
- O aluno só pode deixar a sala após 1 hora o início das provas
- O caderno de provas só pode ser levado nos últimos 15 minutos

O que levar:
- Documento original com foto
- Caneta esferográfica preta com carga transparente
- Lanche leve e água
- Agasalho, em caso de fazer frio

O que deixar em casa:
- Bonés e chapéus
- Aparelhos eletrônicos (celulares, MP3, rádio, calculadora, telefone celular)

Como as provas são constituídas
A prova de cada etapa possui duas partes:
- a parte 1, composta pelas avaliações em língua estrangeira (espanhol, inglês ou francês)
- e a parte 2, formada pelas provas de artes cênicas, artes visuais, biologia, filosofia, física, geografia, história, língua portuguesa, literatura, matemática, música, química e sociologia
- As questões são do tipo A (certo ou errado), tipo B (questões de cálculo, onde a resposta varia de 000 a 999), tipo C (questões de múltipla escolha) e tipo D (questões discursivas).

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Concurso Beleza Negra 2012 - MATUTINO


O Centro Educacional do Lago Norte agradece às alunas e alunos que participaram do Concurso Beleza Negra 2012.
 

 
 
 
 
3º Lugar - Feminino
 
Shirley Ramos


Graciela Santana de Souza
 
2º Lugar - Feminino
 
Yolanda
 
1º Lugar - Feminino


Ana Carolina
 


3º Lugar - Masculino

Cleudo

2º Lugar - Masculino

Igor e Pedro Eric
 
1º Lugar - Masculino
 
Pedro Augusto
 
 
Participações Especiais
 
Oficina de Violão




Neusinha

 
Fátima
 
Isadora
 


terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 de novembro - Dia da Consciência Negra



"Tire o seu racismo do caminho que eu quero passar com a minha cor".

 
 
 
 
Neste dia 19 de novembro, o Centro Educacional do Lago Norte deu início às Comemorações da Semana da Consciência Negra, com a palestra "Relações Énico-raciais na Escola: Abrindo um Debate", proferida pelos professores Renata Nogueira da Silva e Cristiano Lucas Ferreira.
Agradecemos aos dois professores, pela brilhante palestra, e aos alunos, pela acolhida e recepção aos nossos palestrantes.
 
CEdLaN
 
 
 
"Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida... negros e brancos todos juntos."
 
Bob Marley

Estudantes do DF são semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa

 

O Distrito Federal se destaca com 11 estudantes semifinalistas na OLP. Desses, dez são da rede pública de ensino e um é aluno do Colégio Militar
 
A etapa semifinal da edição 2012 da Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa (OLP) “Escrevendo o Futuro” começa com um gostinho especial para alunos e professores do Distrito Federal. Concorrendo em todas as categorias do certame, o DF está representado por dez alunos da rede pública de ensino e um do Colégio Militar. Os professores dos estudantes que passarem à etapa final também concorrem ao prêmio na categoria relatos das melhores práticas. A última etapa será em Brasília, no dia 10 de dezembro, com premiação realizada pela presidenta Dilma Rousseff.
A OLP é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura são parceiros na realização da olimpíada. O objetivo é contribuir para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, a olimpíada conta, ainda, com ações voltadas à formação de professores.
Com formato bienal, a OLP realiza, em anos pares, um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, a OLP desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
A gerente do Livro e da Leitura da SEDF, Cristiane Salles, participou da comissão julgadora Distrital e nacional – na categoria crônicas, realizada em Natal/RN. Na primeira avaliou textos dos alunos, ao lado de especialistas. Na comissão nacional a gerente julgou os relatos referentes às melhores práticas dos professores que tiveram alunos finalistas na categoria crônicas. “É um momento ímpar de trocas de experiências, de conhecimento e descobertas para os alunos e professores, que também participam de oficinas com autores, oficinas de fotografias, entre outras atividades“, disse a gerente. Segundo ela, 212 textos foram selecionados na etapa Distrital. Entre eles foram escolhidos os onze semifinalistas nas diferentes categorias.
Gabriela Maria de Oliveira Gonçalves, professora do CED 5 de Taguatinga, teve dois alunos entre os semifinalistas – Matheus Eduardo de Souza da Silva (categoria crônicas) e Sarah Sabrine Barbosa de Oliveira (categoria memórias literárias). Matheus viajou com a professora até Natal e se juntou a outros tantos jovens do Brasil. Uma experiência de incursão ao mundo das palavras e das descobertas. Ele não chegou à final. Mas mostrou que, como todo grande cronista, sabe ser um espião da vida. Aos 14 anos, Matheus transportou para a crônica “Alegria miserável” a fotografia de um tempo, de um lugar característico da sua cidade – Taguatinga – a chamada Praça do Relógio.
De acordo com a professora Gabriela, o resultado obtido na OLP é fruto de muito esforço e de um longo processo desenvolvido com os estudantes. “É muito gratificante ver o resultado do nosso trabalho e perceber como isso muda a vida dos nossos alunos”, afirma a professora. Valorização dos alunos e qualidade agregada à visão de mundo estão entre os aspectos citados por Gabriela.
“Conheci pessoas interessantes, vivi experiências novas. Valeu muito participar da olimpíada e o resultado é fruto de todo um trabalho realizado pela nossa professora e também pelo nosso esforço”, disse Matheus. Segundo ele, a lição que fica é que a leitura é fundamental. “A leitura nos faz descobrir novos mundos e ajuda a desenvolver a escrita. E o texto tem que ser agradável para nós e para os leitores”, comenta ele.
Na noite desta quarta (14), em São Paulo, serão conhecidos os finalistas da categoria Memórias Literárias. E lá estão Gabriela e Sarah. Enquanto esperam o resultado participam, ao lado de outros professores e estudantes, das oficinas oferecidas pela organização da OLP. Ao mesmo tempo vão trocando idéias, experiências e impressões da importância de serem os protagonistas da escrita do futuro.
Até o final de novembro serão realizadas as etapas semifinais das categorias Poema (de 22 a 24 em Fortaleza), Artigo de Opinião (de 27 a 29 em Belo Horizonte). A etapa final será em Brasília (10 de dezembro), com premiação realizada pela presidenta Dilma Rousseff.
Confira os semifinalistas da SEDF na 3ª edição da OLP.
Para saber mais:
http://escrevendo.cenpec.org.br/

Inscrições para Bolsas de Estudo 2013 estão abertas

 

Período de inscrição será de 19 a 23 de novembro
 
A Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE) procederá à inscrição e seleção de candidatos a Bolsas de Estudo, para o 1º semestre de 2013, conforme regulamenta a Circular em anexo.
Ascom

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Para Refletir:



Calendário Escolar 2013



Varjão comemora um ano sem registro de homicídios na região

 Fonte: CorreioWeb

Publicação: 14/11/2012 08:44 Atualização: 14/11/2012 08:47
 
A população do varjão terá, na manhã desta quarta-feira (14/11), uma série de eventos em comemoração a um ano sem nenhuma ocorrência de homicídio.

A festa terá peças teatrais, apresentações musicais, desfiles e serviços para a comunidade. A região vai ganhar um bolo de 12 metros para comemorar um ano sem assassinatos.

Segundo o administrador regional do Varjão, José Ricardo do Nascimento, serão disponibilizados serviços de saúde e também palestras de servidores do Detran. Funcionários da ouvidoria vão estar à disposição para que a população realize sugestões.

Leia mais notícias de Cidades

Programação

8h – Abertura do evento com culto ecumênico

8h30 – Apresentação dos idosos com capoeira e coral Teatral

9h– Apresentação do teatro CPCDH

10h30 - Apresentação teatral do Suproc

11h - Banda da Policia Militar e apresentação dos cães da Policia Militar

11h30 - Apresentação da escola de samba do Varjão

12h - Banda Descendência do Samba e Wellington - Rap Gospel

12h30 - Corte do bolo e fogos de artifícios

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Confira cronograma e carências para a 3ª Etapa do Remanejamento Interno 2012/2013

A Subsecretaria de Gestão dos Profissionais da Educação (Sugepe) divulga o cronograma de atendimento para a 3ª Etapa do Remanejamento Interno e as Carências existentes no âmbito de cada Coordenação Regional de Ensino, conforme tabela abaixo.
Nesta Etapa do Remanejamento poderão participar exclusivamente os professores empossados por meio dos Avisos nº 002, 003/2012; inaptos temporários e ações judiciais que tomaram posse a partir de 04 de julho de 2012. Estes professores estão, automaticamente, inscritos e poderão bloquear carência nas Unidades Escolares da CRE em que possuem lotação pelo ingresso, de acordo com a ordem classificatória obtida no concurso.
O Remanejamento Interno 3ª etapa acontecerá dia 19 de novembro, segunda-feira, nas Coordenações Regionais de Ensino, e caso o professor especificado tenha interesse em participar desta etapa deverá comparecer no local e horário conforme cronograma anexo.
Confira nos links abaixo os cronogramas e as carências por Coordenação Regional de Ensino:

CRE
Cronograma de Atendimento
Carências
BRAZLÂNDIA
CEILÂNDIA
GAMA
PARANOÁ
PLANALTINA
RECANTO DAS EMAS
SAMAMBAIA
SANTA MARIA
SÃO SEBASTIÃO

Semana de Música


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Terceira etapa do PAS e 1º Vestibular de 2013 encerram inscrições amanhã

 
Os candidatos podem confirmar participação nos sites www.cespe.unb.br/vestibular e www.cespe.unb.br/pas
Terminam nesta sexta-feira (9/11) as inscrições para a terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) e para o 1º Vestibular de 2013 da Universidade de Brasília (UnB). Os dois processos oferecem vagas pelo Sistema Universal e pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas. O vestibular também reserva 20% das vagas para o Sistema de Cotas para Negros. A isenção do pagamento da taxa de inscrição também poderá ser solicitada até amanhã.
As inscrições para a terceira etapa do PAS podem ser feitas no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/pas. A taxa é de R$ 80,00. Os candidatos da terceira etapa vão concorrer a 2.092 vagas em 96 cursos de graduação. Do total de vagas, 305 são reservadas ao Sistema de Cotas para Escolas Públicas e 1.787 para o Sistema Universal.
Os candidatos do 1º Vestibular de 2013 podem se inscrever no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/vestibular/vestunb_13_1. As taxas são de R$ 110,00 para candidatos e de R$ 85,00 para treineiros, que não concorrem às vagas. A seleção será para 2.092 vagas em 96 cursos, das quais 421 são reservadas para o Sistema de Cotas para Negros e 305 são para o Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As 1.366 restantes são para o Sistema Universal.
Somadas as oportunidades oferecidas pelo PAS e Vestibular, a UnB abriu 4.184 vagas para o primeiro semestre de 2013, distribuídas nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina.

ISENÇÃO – A isenção da taxa de inscrição é oferecida a candidatos carentes do PAS e do Vestibular que forem membros de família de baixa renda e tenham inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Estão dispensados do pagamento da taxa os estudantes da rede pública do Distrito Federal que se candidatarem ao PAS e estiverem devidamente matriculados na 3ª série do ensino médio, bem como os inscritos no Vestibular que tiverem cursando o último ano do ensino médio ou o 3º semestre do terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos. Esses candidatos, no entanto, têm que requisitar o subsídio conforme instruções do edital. Para esses alunos, o Governo do Distrito Federal subsidiará a taxa.
DOCUMENTAÇÃO – Os candidatos que concluíram todo o ensino médio em escolas públicas já podem conferir a documentação necessária para concorrer às vagas do Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As regras são para comprovação de renda familiar bruta inferior ou igual a 1,5 salário mínimo e a conclusão integral do ensino médio em escolas públicas. Os procedimentos estão descritos em comunicado divulgado nas páginas eletrônicas de inscrição.
PROVAS – As provas do 1º Vestibular de 2013 foram remarcadas para os dias 12 e 13 de janeiro de 2013. Já as provas da terceira etapa do PAS serão aplicadas no dia 16 de dezembro. As provas da primeira e segunda etapas ocorrem nos dias 1º e 2 de dezembro, respectivamente.
HABILIDADE ESPECÍFICA – As inscrições para a 2ª Certificação de Habilidade Específica também serão encerradas amanhã. O processo é voltado aos estudantes que vão concorrer aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas (Bacharelado/Licenciatura), Artes Plásticas (Bacharelado/Licenciatura), Desenho Industrial (Bacharelado), Música (Bacharelado), Música (Licenciatura) e Educação Artística: Música (Licenciatura), que exigem o certificado. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br/vestibular/he_12_2. A taxa é R$ 35,00.
CONTATO
Outras informações no site www.cespe.unb.br/vestibular/vestunb_13_1, www.cespe.unb.br/pas, www.cespe.unb.br/vestibular/he_12_2 ou na Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 8h30 às 19h – Campus Darcy Ribeiro, Sede do Cespe/UnB – pelo telefone (61) 3448 0100.

Rede pública estuda um novo método de avaliação no ensino fundamental a partir de 2013. Se a mudança for adotada, a divisão em séries será abolida e passarão a valer ciclos, sem a possibilidade de reter o estudante no fim do ano letivo

 
O ensino fundamental da rede pública de ensino do Distrito Federal pode passar por mudanças significativas no próximo ano letivo. A atual divisão por séries poderá ser substituída por ciclos educacionais, de dois a quatro anos. A ideia é dar fim à reprovação dos estudantes dentro de cada ciclo para garantir a permanência deles na escola. A Secretaria de Educação estuda a possibilidade, mas não a assume oficialmente. Mesmo assim, o assunto provoca questionamentos entre professores e pais de alunos, por meio das entidades representativas de cada classe, pela falta de debate com a sociedade.

Grupos de trabalho da secretaria se reuniram, desde o último dia 28, na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape) para debater o currículo escolar. O último encontro ocorreu na manhã de ontem. Um dos professores que esteve presente afirma que, no primeiro dia, os participantes receberam a informação, pela assessoria do secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, de que a mudança começaria a valer em 2013. “Levantamos dúvidas em relação à medida, mas nada foi esclarecido. Disseram-nos apenas que os detalhes estão sendo avaliados e que a mudança atinge todas as séries do ensino fundamental”, afirmou o participante da reunião, que não quis ser identificado. De acordo com ele, o descontentamento entre os docentes foi tanto que o debate ficou esvaziado depois da notícia.

Com base em informações recebidas por integrantes dos grupos de trabalho da secretaria, o Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) também se manifestou contra a mudança para o ano que vem. “Para colocar em prática uma proposta dessa envergadura, é preciso um debate amplo com a sociedade. A chegada dos ciclos exige formação adequada dos professores e estrutura pedagógica. Se ocorrer dessa forma, será um grande erro do governo”, critica o diretor do Sinpro Washington Dourado. Na opinião dele, alterar a forma de avaliação dos estudantes interfere diretamente na rotina de sala de aula, uma vez que o método passa a ser global, e não mais de conteúdos específicos.

Do outro lado, o governo nega que tenha pulado a etapa de discussão com os profissionais de educação e a comunidade escolar. O secretário Denilson Bento da Costa afirma que as reuniões dos últimos dias provam a participação ativa dos professores. “Estamos sistematizando o documento construído nas plenárias em todas as cidades, feitas em 2011, para definir o projeto político-pedagógico da secretaria e avaliando o currículo escolar para que as disciplinas conversem melhor entre si”, explica o secretário. Em relação ao fim da progressão por séries, Denilson Bento afirma que só vai se pronunciar quando houver uma posição consolidada do governo. De acordo com ele, nenhuma alteração deve surpreender os profissionais de educação.

Novidade


Para os pais, no entanto, qualquer modificação no modelo de avanço escolar vai ser novidade. O presidente da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do DF (Aspa-DF), Luis Cláudio Megiorin, afirma que a entidade não tomou conhecimento da proposta. “Parece que vamos dormir com uma norma e acordar com outra. Assim, ninguém consegue planejar nada”, reclama Megiorin. Para ele, não reprovar os alunos é uma forma de “maquiar” os problemas de qualidade da educação básica.

A opinião é compartilhada pelo professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Cleyton Gontijo. “Não consigo vislumbrar uma maneira disso funcionar bem nos últimos anos do ensino fundamental, tendo em vista a complexidade dos conteúdos escolares da fase”, afirma. Ele acredita que, para ser eficiente, a mudança deveria ser acompanhada de maior disponibilidade da carga horária dos professores para atividades extra-curriculares e reforços, além damaior oferta de espaços educativos, como bibliotecas, laboratórios e de arte.

Modelo importado
O sistema de progressão continuada e a extinção da avaliação no fim de cada ano letivo não serão uma experiência única do DF. Nas redes públicas municipal e estadual de São Paulo, o modelo é aplicado de forma obrigatória. Com isso, não há reprovação durante um período. No entanto, o conteúdo permanece baseado no ano letivo, assim como os livros didáticos, a organização dos professores e do currículo como um todo.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Gabarito Extraoficial do segundo dia de provas do ENEM

Está disponível o gabarito extraoficial do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Professores do curso preparatório Alub resolveram as questões do caderno de provas cinza. Neste domingo (4/11), os candidatos fizeram as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e a redação. Foram 90 questões no total, mais o texto, que vale metade da nota do exame.

Acesse o PDF da prova cinza para conferir as questões




Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em 7 de novembro de 2012. Os resultados individuais estarão disponíveis em 28 de dezembro, com o número de inscrição e senha, ou CPF e senha do candidato.

Gabarito Extraoficial do ENEM 2012

Publicação: 03/11/2012 22:16 Atualização: 03/11/2012 23:01
Está disponível o gabarito extraoficial do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Professores do curso preparatório Alub resolveram as questões do caderno de provas amarelo. Neste sábado (4/11) as de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Foram 90 questões no total.
Acesse o PDF da prova amarela para conferir as questões

Neste domingo (4/11), o Eu, Estudante vai transmitir ao vivo, a partir das 20h, a correção dos provas. Dessa vez serão as de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e a redação, com mais 90 questões. Os professores do Alub vão comentar as questões de português, literatura, artes, matemática e línguas estrangeiras (inglês e espanhol) da mesma forma que no primeiro dia. No caso da redação, o comentário do professor deve levar mais tempo, até 15 minutos. Ele vai explicar o que os examinadores esperam do texto e como o tema poderia ter sido desenvolvido.

Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em 7 de novembro de 2012. Os resultados individuais estarão disponíveis em 28 de dezembro, com o número de inscrição e senha, ou CPF e senha do candidato.