segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Alunos de 3º Ano - Abertas as inscrições para o Concurso do SENAI/DF

Região/Estados: Centro-Oeste | DF
Escolaridade: Nível Médio, Nível Superior
Vagas: 17
Salário: Máx.: R$ 2.969,00
    Min.: R$ 2.874,00
Cargos: Instrutor, técnico de serviços (suporte técnico), psicólogo e analista de recursos humanos
Inscrições: 04/02/2013 a 26/02/2013
Prova(s): 17/03/2013
Validade do concurso: De um ano, podendo ser prorrogada por igual período
Organizadora:CETRO
 
Consulte o edital na página:

Nota de esclarecimento sobre o Currículo em Movimento

 

 
Conforme a Nota à Imprensa do Governador Agnelo Querioz, divulgada no site do GDF em 15/02/2013, haverá a expansão do ciclo para 4º e 5º anos do Ensino Fundamental nas 71 escolas das CRE de Santa Maria, Guará, Núcleo Bandeirante, São Sebastião e Recanto das Emas e a Semestralidade para o Ensino Médio como projeto piloto. Conforme a mesma Nota, as “escolas não incluídas no projeto piloto de ciclos e semestralidade poderão aderir mediante solicitação formal à Secretaria de Educação”.

Especialização para professores da rede pública

 

Inscrições abertas de 18 a 28 de fevereiro
 
Estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Gestão Escolar, de 18 a 28 de fevereiro de 2013. O curso em nível de especialização faz parte do Programa Federal Escola de Gestores, ofertado pela UnB/CFORM, em parceria com a SEDF/EAPE.
O curso será na modalidade á distância, com carga horária de 405 horas, com realização de março/2013 a junho/2014. Outras informações no site da EAPE.
 
Clique aqui para realizar a inscrição.

PARFOR 2013

Nota de Esclarecimento

 

A Subsecretaria de Gestão de Pessoas informa que de acordo com o Parecer nº 039/2013-PROPES-PGDF, esta Secretaria de Estado Educação fica autorizada a firmar contrato temporário com os professores efetivos que foram aprovados no certame para Professor Substituto 2013, desde que haja compatibilidade de horários.

Sugepe

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Aprendiz Legal

O Programa

Buscando contribuir para a formação de jovens autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade, surgiu o Aprendiz Legal. Um programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem. O Centro de Integração Empresa-Escola e a Fundação Roberto Marinho estão juntos nessa ação oferecendo à empresa a oportunidade de formar um profissional alinhado com o mundo do trabalho.

A Lei determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos, para capacitação profissional (prática e teórica), cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados. É facultativa a contratação de aprendizes pelas microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
Oportunidade de Renovação
Na experiência do Aprendiz Legal o jovem assume o papel de agente de desenvolvimento de sua própria carreira, de colaborador da empresa que o recebe, sua energia, sua criatividade, sua ousadia e sua tendência à contestação são canalizadas para renovar idéias, estruturas e processos.
Por acreditarmos que o jovem deve ser protagonista, visto como responsável, capaz e decisivo, o método utilizado para a formação do aprendiz estimula a autonomia e a pró-atividade. Sua inserção social através do trabalho e da geração de renda está centrada no desenvolvimento de cidadãos social e economicamente bem-sucedidos, que façam a ponte entre a infância e a vida adulta conquistando auto-estima e responsabilidade.
Metodologia

O Programa garante ao jovem capacitação profissional como etapa do seu processo educativo. A metodologia é dividida em dois módulos: um básico, comum a todas as formações; e um específico, voltado para a área de atuação do jovem na empresa. O contrato com o aprendiz tem validade por prazo determinado de dois anos, com salário mínimo/ hora, ou condição mais favorável. O CIEE é responsável pelo recrutamento, seleção e capacitação teórica dos aprendizes e conta com o suporte pedagógico da Fundação Roberto Marinho na formação inicial e continuada dos educadores do programa.
As atividades desenvolvidas são atraentes e motivadoras. Nos encontros os aprendizes participam ativamente, como em oficinas, e os conteúdos programáticos são contextualizados, remetendo a situações do cotidiano dos jovens, o que favorece a própria aprendizagem.
Cursos disponíveis:

Material de formação:

Materiais impressos (livros, cadernos metodológicos, fichas e mapas conceituais);
DVD com 24 programas, CD-ROM com jogo e um ambiente virtual (www.aprendizlegal.org.br).
O módulo básico foi transcrito em Braille e os específicos estão disponíveis também como áudio livros. Os vídeos possuem tradução em Libras e o ambiente virtual também é acessível.
Empresa Legal:
No Aprendiz Legal sua empresa pode divulgar as ações de responsabilidade social. No site do programa existe um espaço especial para essa divulgação, a seção "Empresa Legal".
Selo "Nossa empresa apoia a aprendizagem":
No Aprendiz Legal as empresas que atuam em consonância com os valores do programa e cumpre cota com o CIEE pode receber o selo "Nossa empresa apoia a aprendizagem". Sua empresa pode fazer parte dessa história.
Clique aqui e conheça os programas de Aprendizagem do CIEE validados pelo MTE.
Parceiros da Aprendizagem:


Empresas
Clique aqui e preencha o formulário para que o CIEE entre em contato com sua empresa.
Estudantes
Caso não seja estudante cadastrado no CIEE, clique aqui e cadastre-se para receber oportunidades.


Para mais informações sobre o programa acesse www.aprendizlegal.org.br

PRONATEC

 
Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos. Os destaques do Pronatec são:
  • a criação da Bolsa-Formação;
  • a criação do FIES Técnico;
  • a consolidação da Rede e-Tec Brasil;
  • o fomento às redes estaduais de EPT por intermédio do Brasil Profissionalizado;
  • a expansão da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (EPT).
A principal novidade do Pronatec é a criação da Bolsa-Formação, que permitirá a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação. Oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social, esses cursos presenciais serão realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o SENAC e o SENAI.
 
Há dois tipos de Bolsa-Formação: a Estudante e a Trabalhador. Na Bolsa-Formação Estudante, cursos técnicos com a partir de 800 horas serão destinados a alunos das redes públicas de ensino médio. Já a Bolsa-Formação Trabalhador oferecerá cursos de qualificação a pessoas em vulnerabilidade social e trabalhadores de diferentes perfis. Em ambos os casos, os beneficiários terão direito a cursos gratuitos e de qualidade, a alimentação, a transporte e a todos os materiais escolares necessários que possibilitarão a posterior inserção profissional dos beneficiários.
 
Além de criar a Bolsa-Formação, a Lei nº 12.513 amplia o alcance do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior , que passa a ser chamado de Fundo de Financiamento Estudantil e financiará a oferta de cursos em escolas particulares de EPT. O fundo proverá mais duas linhas de crédito, uma para que estudantes possam realizar cursos técnicos e outra para empresas que desejem oferecer cursos técnicos ou de Formação Inicial e Continuada a seus funcionários ou à comunidade.
 
Também fazem parte do Pronatec ações já em operação pelo MEC. Nesse contexto, merece destaque a expansão da Rede e-Tec Brasil (Decreto N. 7.589, de 26 de Outubro de 2011), que amplia e democratiza a EPT por intermédio da oferta de cursos a distância a partir de centenas de polos pelo país inteiro. Os recursos virão do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), dos serviços nacionais de aprendizagem e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
 
Para suprir a demanda por cursos de qualidade, o Ministério da Educação fomentará também um esforço nacional para ampliar as redes públicas de Educação Profissional e Tecnológica. Nesse contexto, serão disponibilizados novos financiamentos às redes estaduais, que poderão ampliar e equipar suas escolas por intermédio do Brasil Profissionalizado.
 
Além disso, já foi lançada a terceira fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – que ganhará novos campi em todas as 27 unidades da Federação. Com cerca de 140 campi em 2002 e 354 atualmente, a rede contará com 562 até 2014.
 

Bolsas de iniciação científica para escolas públicas do DF

 

Parceria com CNPq prevê bolsas para alunos de escolas públicas desenvolverem projetos de pesquisa orientados por docentes da Universidade.

A UnB oferece 240 vagas para estudantes de escolas públicas participarem do Programa de Iniciação Científica. É o primeiro edital voltado para alunos do ensino médio do Distrito Federal, que terão a oportunidade de participar de projetos de pesquisa, orientados por docentes da Universidade. A ideia do programa, realizado em parceria com o CNPq, é que esses jovens comecem a entrar desde já em contato com o mundo da ciência e com os métodos de pesquisa usados no ensino superior.“Este programa colocará o estudante em contato com o ambiente de pesquisa, sem que eles adquiram vícios irreversíveis durante o ensino médio. Assim, conseguimos despertar curiosidades e testar vocações”, afirma o professor Isaac Roitman, um dos criadores do projeto. “Ao longo dos anos, isso permitirá que mais alunos com alta capacitação cheguem à universidade com a preparação e a gana para obter sucesso em seus cursos”, afirma o professor Adson Ferreira da Rocha, decano de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício.
 
Os 240 alunos selecionados receberão uma bolsa de R$ 100 durante 12 meses, período em que desenvolverão oito horas semanais de atividades relacionadas com a ciência e tecnologia. Para participar, eles devem primeiramente se dirigir à Coordenação de Iniciação Científica da UnB, para manifestar sua área de interesse e encontrar um projeto que queiram participar. A Coordenação de Iniciação Científica da UnB fica no Pavilhão Anísio Teixeira, em frente ao ICC Norte. O telefone para contato é 3107-0824.
 
A inscrição deve ser feita pelo professor orientador até o dia 31 de janeiro, que apresentará seu currículo e um plano de trabalho que servirão como critérios de seleção. Uma comissão composta por professores da UnB e especialistas da Secretaria de Educação do Distrito Federal julgará as melhores propostas. As atividades começam até o mês de março deste ano.
 
 

Especialização para professores da rede pública

 

 
Estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Gestão Escolar, de 18 a 28 de fevereiro de 2013. O curso em nível de especialização faz parte do Programa Federal Escola de Gestores, ofertado pela UnB/CFORM, em parceria com a SEDF/EAPE.
 
O curso será na modalidade à distância, com carga horária de 405 horas, com realização de março/2013 a junho/2014. Outras informações no site da EAPE.
 
Clique aqui para realizar a inscrição.
 
PARFOR 2013

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Resultado Telematrícula Centro Interescolar de Línguas


Atenção!
Para os alunos que fizeram inscrição para os Centros Escolares de Línguas, o resultado está disponível no link abaixo.
 
 
Atenciosamente,

A Direção.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Atenção Alunos! Vagas para Escola de Esporte!

 
 
Por solicitação da CRE-PPC, divulgamos o período de matrículas na Escola de Esporte que é gratuita e tem prioridade de vagas para alunos da SEDF.
 
 
 
Mais informações no cartaz anexo e no site http://www.esporte.df.gov.br.
 
A Secretaria de Esporte abre no próximo dia 14 de fevereiro o processo para matrículas para o 1º semestre de 2013 em sua Escola no Complexo Poliesportivo Ayrton Senna. Serão oferecidas vagas para a comunidade em 17 modalidades. Entre elas, têm ginástica acrobática, ciclismo, natação, saltos ornamentais e musculação.
Quem tem interesse por natação e nado sincronizado precisa fazer teste nos dias 14 e 15 de fevereiro das 7h30 às 19h30. Os interessados devem comparecer à piscina da Secretaria com traje de banho. Caso tenha uma demanda maior que o número de vagas, haverá sorteio para todos. O sorteio será dia 16 de fevereiro.
Para as outras modalidades, as matrículas serão entre os dias 26 e 27 de fevereiro para os alunos da Secretaria de Educação (ensino educação infantil, ensino fundamental e médio). A comunidade em geral poderá se matricular a partir do dia 28 de fevereiro.
Os interessados devem comparecer à Secretaria de Curso, no Complexo Aquático, das 8h às 18h, escolher a modalidade e preencher a ficha de inscrição. O aluno terá prazo para pagar a taxa semestral e voltar à Secretaria com o comprovante do pagamento, atestado médico e duas fotos 3x4. A matrícula só será efetivada após a entrega de toda a documentação.
São isentos da taxa semestral os alunos da Secretaria de Educação do Distrito Federal até o ensino médio, portadores de necessidades especiais, integrantes de equipes da Secretaria de Esporte(6 a 17 anos), idosos com mais de 60 anos e hipossuficientes (sem renda). Quem está fora desses perfis paga R$ 60 (criança 6 a 17 anos) e R$ 80 (acima de 18 anos).

Programação de matrículas:
- Teste natação e nado sincronizado: 14 e 15 de fevereiro das 7h30 às 19h30
- Sorteio das vagas: 16 de fevereiro, às 10h, na arquibancada da Secretaria de Cursos
- Matrícula para alunos da Secretaria de Educação e 3ª Idade: 26 e 27 de fevereiro
- Matrícula para a comunidade: 28 de fevereiro
- Início das aulas: 05 de março ou após pegar a carteirinha

Mais Informações: 3342-1415
Att.,
Rosilene

Acabou a Folga!!





Então é isso...
 
O Mundo não acabou em 2012, o carnaval já passou e provavelmente o asteróide 2012 DA14  só passará de "raspão" pela terra.
A vida continua e estamos muito felizes por recebê-los em nossa escola.
Caros alunos, professores e servidores, sejam todos muito bem vindos ao início de mais um ano letivo.
 

Com Carinho,
Gleidsmar G. Damásio




"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." (Albert Einstein, frases de volta as aulas 2013)