sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Bolsas de iniciação científica para escolas públicas do DF

 

Parceria com CNPq prevê bolsas para alunos de escolas públicas desenvolverem projetos de pesquisa orientados por docentes da Universidade.

A UnB oferece 240 vagas para estudantes de escolas públicas participarem do Programa de Iniciação Científica. É o primeiro edital voltado para alunos do ensino médio do Distrito Federal, que terão a oportunidade de participar de projetos de pesquisa, orientados por docentes da Universidade. A ideia do programa, realizado em parceria com o CNPq, é que esses jovens comecem a entrar desde já em contato com o mundo da ciência e com os métodos de pesquisa usados no ensino superior.“Este programa colocará o estudante em contato com o ambiente de pesquisa, sem que eles adquiram vícios irreversíveis durante o ensino médio. Assim, conseguimos despertar curiosidades e testar vocações”, afirma o professor Isaac Roitman, um dos criadores do projeto. “Ao longo dos anos, isso permitirá que mais alunos com alta capacitação cheguem à universidade com a preparação e a gana para obter sucesso em seus cursos”, afirma o professor Adson Ferreira da Rocha, decano de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício.
 
Os 240 alunos selecionados receberão uma bolsa de R$ 100 durante 12 meses, período em que desenvolverão oito horas semanais de atividades relacionadas com a ciência e tecnologia. Para participar, eles devem primeiramente se dirigir à Coordenação de Iniciação Científica da UnB, para manifestar sua área de interesse e encontrar um projeto que queiram participar. A Coordenação de Iniciação Científica da UnB fica no Pavilhão Anísio Teixeira, em frente ao ICC Norte. O telefone para contato é 3107-0824.
 
A inscrição deve ser feita pelo professor orientador até o dia 31 de janeiro, que apresentará seu currículo e um plano de trabalho que servirão como critérios de seleção. Uma comissão composta por professores da UnB e especialistas da Secretaria de Educação do Distrito Federal julgará as melhores propostas. As atividades começam até o mês de março deste ano.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: