quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Marcelo Aguiar é o novo secretário de educação do Distrito Federal

 (Janine Moraes/CB/D.A Press)
O pedetista Marcelo Aguiar é o novo secretário de Educação do Distrito Federal. A escolha foi feita pelo próprio governador Agnelo Queiroz e será publicada no Diário Oficial do DF de hoje. Marcelo já foi secretário da pasta em 2010 e atuou na área na época da gestão de José Roberto Arruda por uma indicação de Cristovam Buarque. Como secretário-adjunto, assumirá Jacy Braga Rodrigues, atualmente lotado na Secretaria de Administração Pública (SEAP). Jacy já tinha atuado na área da educação durante a coordenação de Regina Vinhais. Com isso, Denilson Bento da Costa deixará a pasta para ser assessor especial do governador. Denilson é oriundo do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro) e foi escolhido em setembro de 2011 em uma tentativa de conter o movimento grevista. Apesar disso, inúmeros protestos da categoria marcaram os últimos anos.
A mudança no primeiro escalão seria uma estratégia de restabelecer uma aliança estremecida entre o GDF e o PDT, logo no início do mandato de Agnelo, visando as eleições de 2014. Em seu blog, o diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro) Washington Dourado comentou a decisão: "Dizem que o compromisso é simples: fazer o 'feijão com arroz'. Ou seja: garantir as condições básicas para que as escolas funcionem normalmente, deixando projetos polêmicos para depois".

Fonte: Correio Brasiliense

Programa Brasília Sem Fronteiras para os EUA e Europa


Nesta segunda-feira (26), foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, o Edital nº 01, que trata do Programa Brasília Sem Fronteiras 2013, Estados Unidos da América. A publicação informa os passos para participação do processo seletivo simplificado para estudantes dos Centros Interescolares de Línguas (CIL’s), da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

O programa, promovido pelo Governo do Distrito Federal, visa à realização de Curso de Inovação com Imersão em Cultura Americana na cidade de Washington – DC, EUA. Ao todo, serão selecionados 126 estudantes regularmente matriculados nos CIL’s. O curso terá duração de quatro semanas.

Brasília Sem Fronteiras na Europa
Também foi publicado no DODF de hoje, o Edital nº 02, que trata do Programa Brasília Sem Fronteiras 2013, Europa. A publicação informa os passos para participação do processo seletivo interno e simplificado para servidores públicos do Governo do Distrito Federal.
O programa, promovido pelo GDF, visa à realização de cursos de capacitação, com quatro semanas de duração cada. Para o curso Cidades Inteligentes, em Viena (Áustria), serão oferecidas 20 vagas. Para Hospitalidade em Grandes Eventos, em Krems (Áustria), mais 20 vagas, e para o curso Gestão Pública, em Haia (Holanda), 24 vagas.

Inscrições e seleção
As inscrições para o processo seletivo simplificado são gratuitas e deverão ser feitas pelo preenchimento de formulário eletrônico nos sites www.internacional.df.gov.br ou www.eape.se.df.gov.br, no período de zero hora do dia 27 de agosto de 2013 às 23h59 do dia 12 de setembro de 2013. Não serão aceitas inscrições realizadas por meios diferentes aos previstos no edital. Para participação, os candidatos deverão conhecer o conteúdo do documento, para certificação de preenchimento de todos os requisitos exigidos.
Os estudantes e servidores do GDF selecionados terão passagens aéreas, de ida e volta, partindo de Brasília; apólice de seguro-saúde internacional com cobertura para todo o período de permanência no exterior; vistos e passaportes, quando necessários; hospedagem durante o período de realização do curso, matrícula e taxas junto à instituição de ensino de excelência selecionada; traslados; e material de apoio às atividades decorrentes do curso, custeadas pelo GDF.
Ascom

Resultado definitivo do Procedimento de Remanejamento Interno e Externo

27 de agosto de 2013 em Notícias

A Subsecretaria de Gestão dos Profissionais da Educação (SUGEPE) liberou nesta terça-feira (27), a consulta do Resultado Definitivo do Procedimento de Remanejamento Interno e Externo após o julgamento dos recursos.
Para efetuar a consulta basta acessar o site e entrar com CPF e senha pessoal.
A SUGEPE informa que a 1ª Etapa do Procedimento de Remanejamento Interno será realizada entre os dias 10 a 13 de setembro de 2013.
O cronograma de atendimento de cada CRE por disciplina e o relatório de carências estará disponível dia 03/09/2013.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Palestra Viva a Vida sem Drogas

Na sexta-feira, 23 de agosto de 2013, o alunos do Ensino Médio do turno MATUTINO receberam o Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Alírio Neto, que proferiu a palestra "Viva a Vida sem Drogras", como parte Plano Distrital de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.

Confira as fotos, clicando aqui!


Ou assista o vídeo:




terça-feira, 20 de agosto de 2013

Divulgado resultado preliminar do procedimento de remanejamento 2013/2014

19 de agosto de 2013 em Notícias

O resultado provisório do Procedimento de Remanejamento Interno e Externo pode ser consultado no site a partir desta segunda-feira (19). Este ano ocorreram quase 23 mil inscrições, um record na história da SEDF. Como o concurso é classificatório, todos serão atendidos de acordo com a sua classificação.
Quem discordar da classificação obtida, de hoje até quarta-feira (21),  poderá recorrer, basta entrar no mesmo endereço e clicar no link próprio para recursos.

No dia 27/08/2013, será divulgado o resultado definitivo.

O remanejamento obedecerá à abertura de carências pelas regionais de ensino. Portanto, se dará em etapas. Acompanhe o calendário de atividades previstas para o Procedimento de Remanejamento 2013/2014.

Previsão de atividades do procedimento de remanejamento interno e externo 2013
Período de Inscrições
02/08 a 12/08
Período de Entrevistas
05/08 a 09/08
Avaliação Médica – Portadores de Necessidades Especiais (PNE) – COSAÚDE
05/08 a 09/08
Receber declarações dos PNE – Avaliados pela COSAÚDE
05/08 a 13/08
Receber os Requerimentos Gerais dos PNE que tomaram Posse na SEDF como PNE
05/08 a 13/08
Receber declarações de aptidão das Disciplinas Especiais ou que exigem Entrevistas
05/08 a 13/08
Mudança de endereço devidamente comprovado
Até 06/08
Divulgação do Resultado Preliminar – (Classificação para RE / RI e Geral)
19/08
Período para Recursos
19/08 a 21/08
Divulgação do Resultado Final – (Classificação para RE / RI e Geral)
27/08
Divulgação das Carências e do Cronograma da 1ª Etapa do Remanejamento Interno
03/09
1ª Etapa do Remanejamento Interno
10/09 a 13/09
Divulgação das Carências e do Cronograma da 2ª Etapa do Remanejamento Interno
30/09
2ª Etapa do Remanejamento Interno
07/10 a 09/10
Divulgação das Carências e do Cronograma da 1ª Etapa do Remanejamento Externo
22/10
1ª Etapa do Remanejamento Externo
29/10 a 01/11
Divulgação das Carências e do Cronograma da 2ª Etapa Remanejamento Externo
13/11
2ª Etapa do Remanejamento Externo
20/11 a 22/11
Qualquer dúvida entre em contato com a GRGP – Gerência Regional de Gestão de Pessoas de exercício ou na SUGEPE/CPMOM/Gerência de Lotação e Movimentação.

Ascom

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Processo Simplificado para professor-formador

EDITAL Nº 10, DE 13 DE AGOSTO DE 2013
O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo Decreto nº 31.195, de 21 de dezembro de 2009, RESOLVE: TORNAR público o Processo Seletivo Simplificado para o cargo de professor-formador, visando ao exercício da docência no curso de Licenciatura em Pedagogia, pelo Programa de Primeira Licenciatura – PARFOR/CAPES/UnB.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O presente Processo Seletivo Simplificado será regido por este Edital e executado pela Comissão Local, instituída pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – EAPE, situada no SGAS 907, Área Especial, Conjunto A – Brasília/DF.
1.2 O Processo Seletivo Simplificado destina-se à seleção de candidatos para o cargo de professor-formador, visando ao exercício da docência no curso de Licenciatura em Pedagogia, pelo Programa de Primeira Licenciatura - PARFOR, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior, pela Universidade de Brasília - UnB.
1.3 O candidato aprovado exercerá a docência para professores da rede pública de ensino, com formação em Magistério em nível médio (antigo curso Normal), selecionados pelo Programa de Primeira Licenciatura - PARFOR, para cursar a primeira Licenciatura em Pedagogia.
1.4 O professor selecionado atuará na EAPE e na UnB, e terá lotação provisória na EAPE, pelo período de Agosto de 2013 a Agosto de 2016.
2. DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO:
2.1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
2.2 Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologia, e
2.3 Ciências Humanas e suas Tecnologias.
3. DAS VAGAS:
3.1 02(duas) vagas para a área de Linguagem e Códigos;
3.2 02(duas) vagas para a área de Ciências Humanas;
3.3 02(duas) vagas para a área de Ciências da Natureza e Matemática.
4. DOS PRÉ-REQUISITOS
4.1 Ser professor/a do quadro efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, com carga horária de 40 (quarenta) horas semanais;
4.2 Ter experiência de, no mínimo, 03 (três) anos em exercício de regência de classe ou coordenação pedagógica em unidades de educação básica da SEDF.
4.3 Ter, prioritariamente, Licenciatura em Pedagogia ou Licenciatura nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias ou Ciências Humanas e suas Tecnologias.
4.4 Ter, prioritariamente, experiência em formação docente.
4.5 Ter Mestrado ou Doutorado em Educação
4.7 Ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes/Cnpq.
4.8 Comprovar produções técnico-pedagógicas nas áreas relacionadas no item 2 deste Edital.
4.9.Ter sido aprovado neste Processo Seletivo Simplificado.
5 DA INSCRIÇÃO:
5.1 Período: de 07 de agosto a 14 de agosto de 2013.
5.2 Procedimentos: Preencher ficha de inscrição disponível no site da EAPE (www.eape.se.df.gov.br), anexar os seguintes documentos:
a) Original e cópia da RG e do CPF
b) Cópia do último contracheque
c) Original e cópia do Diploma de Graduação, devidamente registrado;
d) Original e cópia do Diploma de Mestrado ou Doutorado em Educação devidamente registrado e reconhecido pela CAPES;
e) Cópia impressa do Currículo Lattes
f) Documentação comprobatória de produções técnico-pedagógicas relacionados ao item 2 deste Edital, devidamente informadas no Currículo Lattes, e entregá-los na sala 105 da EAPE - Núcleo de Inscrição, Seleção e Divulgação – NUDINSC.
6. DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO:
6.1 O presente Processo Seletivo Simplificado, de caráter classificatório, se dará por meio da análise e pontuação de currículo, de acordo com os critérios estabelecidos no Anexo Único deste Edital.
7. DOS RESULTADOS
7.1 – Os resultados serão divulgados de acordo com o seguinte cronograma:
7.1.1 Resultados parciais, após a análise dos documentos e currículo: 16 de agosto de 2013
7.1.2 Resultado após análise de recursos: 21 de agosto de 2013
7.1.3 Resultado Final: dia 22 de agosto de 2013
7.1.4 Todos os resultados serão divulgados somente no site do EAPE (www.eape.se.df.gov.br).
8. DOS RECURSOS
8.1 O candidato poderá interpor recurso contra o resultado do Processo Seletivo no prazo de 24 (vinte e quatro) horas após a divulgação dos resultados parciais.
8.2 O referido recurso deverá ser redigido de forma consistente e objetiva, devendo ser utilizado o formulário próprio disponível no site da EAPE (www.eape.se.df.gov.br).
8.3 O candidato deverá protocolar o recurso no Núcleo de Documentação da EAPE (Nudoc/Eape), sala 29, horário comercial.
8.4 Não serão recebidos recursos via email.
8.5 Não serão aceitos pedidos de revisão de recurso.
8.6 Os resultados dos recursos serão divulgados em data indicada no item 7.1.2, no site da EAPE (www.eape.se.df.gov.br).
9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS DO PROCESSO SELETIVO
9.1 A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas do Processo Seletivo constantes deste edital.
9.2 Casos omissos serão dirimidos pela Comissão Organizadora do certame.

DENILSON BENTO DA COSTA



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

EMDiálogo divulga Regulamento para II Festival de Imagens nas Escolas

O Portal “Ensino Médio EMdiálogo” torna público o Regulamento para as inscrições de Vídeos no II Festival de Imagens nas Escolas do DF. Trata-se de um Festival temático anual que tem como objetivo princial estimular a expressão de estudantes do ensino médio sobre escola e juventude por meio da produção audiovisual. Os vídeos selecionados serão aqueles que dialogarem com o tema: A Escola, a aula e eu.
O festival acontece na própria internet, no Portal EMdiálogo, no período entre 13 a 27 de setembro de 2013. Poderão ser inscritos vídeos com duração de até 5 minutos, realizados por estudantes matriculados em escolas públicas de ensino médio no Brasil e que estejam de acordo com o tema proposto. Os vídeos poderão ser obras de ficção, documentário, animação e experimental.
Esta é uma ação do Projeto Portal Ensino Médio EMDiálogo (www.emdialogo.uff.br), iniciado em junho de 2009 por integrantes do Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e do Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense, com o apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC).
Tem por finalidade estimular o diálogo entre professores e estudantes para a melhoria das condições de oferta da escola pública de Ensino Médio no Brasil, por meio da utilização e intervenção das tecnologias da informação e comunicação. A ideia é que o site seja uma estratégia utilizada por professores e alunos para promover uma educação mais contextualizada, a partir da discussão de questões específicas da juventude, em que o estudante é um sujeito ativo desse processo.
O projeto é realizado a partir de uma ação conjunta entre as instituições públicas de ensino: Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Amazonas e a Universidade de Brasília (UnB).
Sobre o EMDiálogo
O que propõe?
A proposta é que os alunos, com o apoio dos professores, relatem o cotidiano de suas escolas e discutam questões relacionadas à juventude, como sexualidade, acesso à universidade, meios de comunicação, bullyng, projetos de futuro e novas metodologias de ensino. Por meio das comunidades, divididas por temas, os usuários podem postar notícias, vídeos, áudios, textos e imagens sobre fatos que consideram relevantes para a sua escola e estudantes de outras cidades. Mas, as ações do projeto não estão limitadas à produção de conteúdo para Portal.
Dentre as atividades realizadas pelo projeto estão: a) Encontros com professores e gestores escolares, além de graduandos do Programa Nacional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) que atuam em escolas de Ensino Médio; b) Oficinas de artes com estudantes de escolas públicas de Ensino Médio; c) Produção de materiais informativos, como vídeos, notícias, fotos e áudios, para o Portal EMDiálogo; d) Promoção de campanhas para mobilização de temas acerca da juventude para serem discutidas nas oficinas, nos encontros com os educadores e nas redes sociais.
Confira o Regulamento